quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estilos do Xote

Existem várias formas de se dançar o Xote. Como dança nordestina popularizada pelo eterno Luiz Gonzaga, possui o compasso binário ou quaternário com andamento rápido.
Nas festas juninas entretanto, a dança é executada com uma batida mais lenta e mais marcada.
Coreograficamente o Xote guardou de modo geral os passos da dança de origem, mas se enriqueceu de uma série de variantes:
XOTE DE DUAS DAMAS
É uma bonita variante do xote, em que um peão dança com duas prendas, possivelmente reproduzindo o que acontecia na Alemanha. Na Argentina se dança o palito do mesmo modo. Em São Paulo, na década de 1920, dançou-se um xote militar com duas damas.
XOTE CARREIRINHA
É uma variante do xote, caracterizado por uma corridinha dos pares numa mesma direção. Corresponde à dança que os colonos alemães chamam de ritsch-polka. Muito popular no Rio Grande do Sul
XOTE INGLÊS
Dança de salão difundida nas cidades brasileiras no final do século XIX, por influência da cultura inglesa. Começou pelos centros urbanos, executado ao piano e ganhou o interior já executado na gaita.
XOTE DE SETE VOLTAS
Como o próprio nome confirma, as sete voltas que o par deverá realizar, valseando e girando em um sentido e depois, em sentido contrário.
XOTE DO CHICO SAPATEADO
Apresenta coreografia onde ora o par de dançarinos se enlaça pela cintura e executa passos da polca, ora tomam-se pelas pontas dos dedos da mão direita e realizam giros e sapateados.

Por: Andressa Souza Teixeira

Um comentário: